Teste de Ciúmes


Teste de ciúmes para saber se você tem ciúmes e qual o nível desse sentimento que e pode ser tão prejudicial.
Quem nunca sentiu ciúmes na vida? A quem jure de pé junto que não, nunca sentiu nem sente ciúmes por nada nem ninguém, mas também ha aquelas pessoas que sentem ciúmes de tudo, seja do parceiro(a), de parentes, do amigo(a) e em alguns casos até que coisas materiais. Mas o que é o ciúmes? Ciúmes é um sentimento (medo) que um individuo tem, em perder ou de não ter mais uma exclusividade em determinada relação, geralmente manifestado pela falta de confiança no parceiro(a).

Há diversos tipos de ciúmes, o que vamos tratar em nosso teste é o ciúme por seu parceiro(a), namorado(a) ou ficante; e definir assim qual o nível de ciúmes que você tem. Um nível de ciúme baixo pode demonstrar um excesso de confiança ou até falta de sentimento pelo parceiro(a); já um ciúmes elevado pode trazer grande problemas para a relação, deixando seu parceiro(a) sufocado(a), desgastando muito a relação e se não tratada, levar ao fim do seu relacionamento. Ter o seu ciúmes moderado e controlado é importante mas se baseia muita na confiança que seu parceiro(a) para pra você durante o relacionamento.




No entanto, quando esse sentimento de cuidado começa a se tornar excessivo e causar danos aos envolvidos, o ciúme deixa de ser algo aparentemente inocente e se torna uma doença. Ele é considerado um transtorno psiquiátrico denominado “ciúme patológico” e ocorre quando “começa a interferir na rotina da pessoa, causando sofrimento ou atrapalhando a vida”, define a psiquiatra, Hebe de Moura.

Segundo a psicóloga Marina Vasconcellos, o ciumento deseja controlar a vida do parceiro, desconfiando de tudo e todos: quer saber com quem conversou, onde esteve, que horas chegou, além de querer checar o celular e as redes sociais do outro. “Em geral, acaba controlando tudo o que o outro faz e a relação vira uma verdadeira prisão, caso o parceiro entre nesse jogo doentio.

Qualquer situação que passaria despercebida perante as pessoas é motivo de questionamentos e checagens para o ciumento”, indica Marina. A relação é tomada por discussões constantes, e a pessoa nunca está satisfeita com respostas ou justificativas, uma vez que a dúvida sempre persiste.

Tratamento do ciúme patológico
Quando o ciúme atinge níveis patológicos, é preciso ser rapidamente tratado; do contrário, pode causar reações extremamente perigosas e afetar tanto a vida do parceiro quanto a do próprio ciumento. Basicamente, o tratamento é um conjunto entre a o tratamento é um conjunto entre a psiquiatria e a psicoterapia. Enquanto a primeira trata os sintomas, por meio da medicação, a segunda busca as causas para se tratar o ciúmes.

“A pessoa precisa cuidar da insegurança que a faz sentir-se tão ameaçada pelos outros, assim como de sua autoestima. É preciso entender seu modo de funcionamento e as dinâmicas da vida para melhorar e posicionar-se diferente perante suas relações amorosas”, esclarece Marina.

Faça o teste e descubra se você pode estar sofrendo de ciúme patológico, lembrando que é sempre importante buscar um acompanhamento médico que possa proporcionar o bem-estar para ambas as partes.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...
Like this post? Please share to your friends: